PRÉ-AQUECIMENTO
O gasóleo é pré-aquecido antes de chegar no riser, sendo as fontes desse pré-aquecimento bombas na parte inferior da torre de destilação ou aquecedores movidos a fogo. O gasóleo é roteado através de trocadores de calor que se utilizam dos fluxos quentes do fracionador principal.
A maioria das unidades utiliza aquecedores movidos a fogo para maximizar a temperatura de pré-aquecimento, embora o pré-aquecedor movido a gás também ofereça vantagens, como o aumento da produtividade quando a capacidade do soprador de ar e/ou a circulação do catalisador é restrita. Além disso, em unidades com alimentação hidrotratada, a capacidade de aumento da temperatura pré aquecimento é maior, sendo essa uma ótima opção para controlar a temperatura do leito do regenerador.
O pré-aquecimento do gasóleo é importante pois interfere na proporção reagente : catalisador, que é uma variável chave no processo de produção de gasolina via FCC. Assim como pré aquecer os reagentes é de extrema importância, retirar o calor do fracionador principal é tão importante quanto.