top of page

RISER

Figura 3: Modelo típico de um riser

FCC 1.png

Fonte: SADEGHBEIGI, 2012, p. 16

O chamado riser é uma das unidades básicas do processo de FCC, funcionando como reator. É nele que a carga pré-aquecida entra em contato com o catalisador, cuja energia é utilizada para aquecer a alimentação até a temperatura desejada, dado que a reação que ocorre no reator é endotérmica. Assim, com o início das reações de craqueamento e a consequente produção gases, a mistura de alimentação+catalisador sobe até o topo do riser, para assim dar continuidade ao processo produtivo.

​

As mangueiras de alimentação são de extrema importância para atomizar a alimentação com a ajuda da dispersão ou vapores de atomização. Assim, na forma de minúsculas gotículas de óleo, a disponibilidade de alimentação nos locais ácidos do catalisador é maior, favorecendo a maior produtividade, já que otimiza o contato entre reagente e catalisador, essencial para a reação desejada.

 

Nesse processo, o craqueamento ocorre em 3 segundos ou menos, contando com um catalisador zeólito de alta atividade. Esse processo de craqueamento ocorre na fase de vapor, e se inicia assim que o reagente é vaporizado pelo catalisador, sendo o vapor que se expande o responsável por fazer o reagente subir no riser (como na Figura 3).

 

Assim, o catalisador tem um papel muito importante nesse processo, fornecendo o calor e aquecendo o gasóleo à temperatura correta e também compensando o resfriamento ocorrido dentro do riser em função da reação endotérmica realizada.

 

Dependendo do pré-aquecimento, do leito de regeneração e da temperatura de saída do riser, a proporção catalisador : combustível varia de 4:1 até 10:1 em peso. Porém, como consequência do processo de craqueamento, ocorre a deposição de coque, um resíduo que reduz a atividade catalítica a medida que se acumula.

 

Curiosidades: o diâmetro do riser pode apresentar de 61 a 213 cm, e a altura varia de 23 até 37 m.

unicamp branco.png

Faculdade de Engenharia Química

FEQ

UNICAMP

© 2020 Gasolina Via FCC.

bottom of page